Neurocirurgia

Neurocirurgia é a especialidade médica que se ocupa do tratamento de adultos, crianças, neonatos e, nos últimos anos, de fetos, portadores de doenças do sistema nervoso central e periférico, tais como hidrocefalia, tumores, doenças vasculares, degenerativas, traumas crânio-encefálicos e lesões raqui-medulares passíveis de abordagem cirúrgica, bem como do tratamento neurocirúrgico da epilepsia, da dor, das desordens dos movimentos (tais como a doença de Parkinson, as distonias, a síndrome de Tourette, dentre outras) e de alguns transtornos psique (psicocirurgia). Recentemente, também passou a tratar da substituição de órgãos sensoriais (olho e ouvido interno) disfuncionais por dispositivos artificiais.

A Neurocirurgia pode ainda ser dividida em 13 subespecialidades:

• Base de Crânio
  • Epilepsia (Tratamento Neurocirúrgico da Epilepsia)
  • Nervos Perifericos
  • (Neuro) Radiocirurgia
  • Neurointensivismo
  • Neurotraumatologia e Neurocirurgia de Urgência/Emergência
  • Hidrodinâmica e Neuroendoscopia
  • Neurocirurgia Oncológica
  • Neurocirurgia Vascular

• Neurocirurgia Endovascular (também conhecida como ‘Neurorradiologia Intervencionista’)
  • Neurocirurgia Espinhal (Tratamento Neurocirúrgico das Patologias da Coluna e Medula Espinhal)